domingo, 24 de junho de 2012

III Serious Chess de Xadrez Rapido


Boa tarde caros leitores!ontem dia 23/6/2012 ocorreu o III Serious Chess Rápido de Xadrez nas dependências da Vila Olímpica de Manaus,onde sagrouse vencedor do troneio o Amigo Fabiano Bezerra  com apenas dois empates um contra o jovem Stonne e o autor dessas linhas,a competição foi muito excitante onde ocorreu de tudo....perdi para o jovem Stonne (Brancas) em uma defesa São Jorge (1...,a6!?!) o amigo Sandro Dinelly derrubou o também amigo e atual tetra campeão amazonense Renan Reis...parabéns ao Amigo Fabiano Bezerra e a todos os demais participantes.






sexta-feira, 22 de junho de 2012

Joias enxadrísticas perdidas no Cyber espaço

Boa noite!a pedidos de leitores anônimos via Email,hoje postaremos mais algumas partidas produzidas via internet,desta vez um encontro entre dois mestres internacionais ocorrido no site Buho21,onde deixou os espectadores com entusiasmados pela pericia do talentoso  MI Renato Terry  vencedor dessa luta e o MI Alejandro Moreno.As partidas foram no ritmo de blitz,o qual essas jóias produziram constante aos espectadores,pois houve valiosos lances e também pequenas falhas que acrescentaram ainda mais o brilho de uma partida ao vivo.Deixaremos para os leitores todas as partidas desse encontro e espero que possam desfrutar-se com os lances e também com os erros,pois é com os erros descobertos e buscando suas soluções que aprimoramos nossa capacidade analítica e por consequência nosso jogo.



 [Event "Match: MI Renato Terry VS MI Alejandro Moreno"]
[Site "Buho21.com"]
[Date "2012.06.15"]
[Round "1"]
[White "TerryR"]
[Black "parisienBTP"]
[Result "1-0"]
[PlyCount "83"]
[WhiteElo "2956"]
[WhiteTitle "MI"]
[BlackElo "2741"]
[BlackTitle "MI"]
[TimeControl "0+0"]

1. d4 Nf6 2. Nf3 e6 3. c4 b6 4. g3 Bb7 5. Bg2 Be7 6. O-O O-O 7. Nc3 d5 8. Ne5
Nbd7 9. Bf4 Nxe5 10. dxe5 Ne4 11. Nxe4 dxe4 12. Qc2 Qc8 13. Bxe4 Bxe4 14. Qxe4
Rd8 15. Rfd1 h6 16. h4 Bf8 17. Kg2 Rxd1 18. Rxd1 Qe8 19. Qb7 Qc8 20. Qxc8 Rxc8
21. Rd7 Bc5 22. a3 a5 23. a4 Kf8 24. b3 Ke8 25. Rd3 Rd8 26. Kf3 h5 27. Be3 Ba3
28. Ke4 Rd7 29. f3 g6 30. Bg5 Bb2 31. Bf6 Ba3 32. g4 Rxd3 33. exd3 Kd7 34. d4
c6 35. Bg5 Bb2 36. Be3 Kc7 37. Kf4 Ba3 38. gxh5 gxh5 39. Kg5 b5 40. Kxh5 bxa4
41. bxa4 Be7 42. Kg4 1-0


[Event "Match: MI Renato Terry VS MI Alejandro Moreno"]
[Site "Buho21.com"]
[Date "2012.06.15"]
[Round "2"]
[White "parisienBTP"]
[Black "TerryR"]
[Result "0-1"]
[PlyCount "136"]
[WhiteElo "2741"]
[WhiteTitle "MI"]
[BlackElo "2956"]
[BlackTitle "MI"]
[TimeControl "0+0"]

1. d4 d5 2. c4 c6 3. cxd5 cxd5 4. Nf3 Nf6 5. Nc3 a6 6. Bf4 Nc6 7. Rc1 Bf5 8.
e3 e6 9. Be2 Bd6 10. Bg3 O-O 11. O-O Bxg3 12. hxg3 Qd7 13. Na4 Qd6 14. Nc5
Rab8 15. Qa4 Rfc8 16. Rc3 Ne4 17. Nxe4 Bxe4 18. Rfc1 Bxf3 19. gxf3 Ne7 20. Rc5
Rxc5 21. dxc5 Qe5 22. b4 g6 23. Qb3 Rd8 24. f4 Qe4 25. Bd3 Qf3 26. Qd1 Qxd1+
27. Rxd1 Nc6 28. a3 Kg7 29. Kf1 h5 30. Ke2 f6 31. Rb1 Ra8 32. a4 a5 33. b5 Nb4
34. Rc1 Rc8 35. Kd2 Kf7 36. Bf1 Ke7 37. Bg2 Rc7 38. e4 dxe4 39. Bxe4 f5 40.
Bf3 Rd7+ 41. Ke2 Rc7 42. b6 Rd7 43. Bxb7 Rxb7 44. c6 Nxc6 45. Rxc6 Kd7 46. Rc5
Rxb6 47. Rxa5 Rb2+ 48. Kf3 Ra2 49. Ra7+ Kd6 50. Rg7 Rxa4 51. Rxg6 Ra3+ 52. Kg2
Ke7 53. Rh6 Kf7 54. Rxh5 Kg6 55. Rh8 Kf6 56. Rd8 Rb3 57. Rd2 Ra3 58. Re2 Rb3
59. Re3 Rb2 60. Rd3 Ra2 61. Rd1 Rb2 62. Rf1 Ra2 63. Kh3 Rb2 64. f3 Rb4 65. Rf2
Ra4 66. Re2 Rb4 67. Kh4 Ra4 68. Kh5 Ra1 0-1


[Event "Match: MI Renato Terry VS MI Alejandro Moreno"]
[Site "Buho21.com"]
[Date "2012.06.15"]
[Round "3"]
[White "TerryR"]
[Black "parisienBTP"]
[Result "1-0"]
[PlyCount "85"]
[WhiteElo "2956"]
[WhiteTitle "MI"]
[BlackElo "2741"]
[BlackTitle "MI"]
[TimeControl "0+0"]

1. d4 d5 2. Nf3 c6 3. c4 Nf6 4. Nc3 e6 5. Bg5 dxc4 6. e4 b5 7. e5 h6 8. Bh4 g5
9. exf6 gxh4 10. Ne5 Qxf6 11. g3 Nd7 12. Qe2 c5 13. Nc6 Bb7 14. Nd5 Bxc6 15.
Nxf6+ Nxf6 16. d5 Nxd5 17. Bg2 Bg7 18. O-O O-O 19. Rac1 hxg3 20. hxg3 Rad8 21.
Rfd1 a6 22. Bf3 Rd7 23. Kg2 Rfd8 24. a3 c3 25. bxc3 c4 26. Rh1 Rd6 27. Qe1 f5
28. Rh4 e5 29. Kh2 e4 30. Bg2 Nf6 31. Bh3 Rd5 32. Rf4 Bd7 33. Rd1 Be6 34. Rxd5
Rxd5 35. Qe3 Nd7 36. Rxe4 Bf7 37. Rf4 Rd3 38. Qa7 Nf6 39. Qa8+ Bf8 40. Bxf5
Rxc3 41. Qxa6 Nd5 42. Rg4+ Kh8 43. Qa8 1-0


[Event "Match: MI Renato Terry VS MI Alejandro Moreno"]
[Site "Buho21.com"]
[Date "2012.06.15"]
[Round "4"]
[White "parisienBTP"]
[Black "TerryR"]
[Result "1-0"]
[PlyCount "37"]
[WhiteElo "2741"]
[WhiteTitle "MI"]
[BlackElo "2956"]
[BlackTitle "MI"]
[TimeControl "0+0"]

1. d4 e6 2. c4 b6 3. e4 Bb7 4. Bd3 Bb4+ 5. Kf1 Be7 6. Nc3 d6 7. Nge2 Nd7 8.
Be3 e5 9. Qd2 Ngf6 10. f3 exd4 11. Nxd4 O-O 12. g3 Re8 13. Kg2 Bf8 14. Rhe1 g6
15. Bf2 Bg7 16. Re2 Ne5 17. Rae1 Qd7 18. b3 Qf5 19. Nxf5 1-0


[Event "Match: MI Renato Terry VS MI Alejandro Moreno"]
[Site "Buho21.com"]
[Date "2012.06.15"]
[Round "5"]
[White "TerryR"]
[Black "parisienBTP"]
[Result "1-0"]
[PlyCount "143"]
[WhiteElo "2956"]
[WhiteTitle "MI"]
[BlackElo "2749"]
[BlackTitle "MI"]
[TimeControl "0+0"]

1. Nf3 d5 2. d4 c6 3. c4 Nf6 4. Nc3 e6 5. Bg5 dxc4 6. e4 b5 7. e5 h6 8. Bh4 g5
9. exf6 gxh4 10. Ne5 Qxf6 11. g3 c5 12. Bg2 cxd4 13. Qxd4 Nd7 14. Bc6 Qd8 15.
O-O-O Bg7 16. Bxd7+ Bxd7 17. Qxd7+ Qxd7 18. Nxd7 O-O-O 19. Nc5 Bd4 20. N5e4 a6
21. Ne2 Be5 22. f4 Bc7 23. gxh4 Rhg8 24. N4g3 Rd3 25. Kc2 Rgd8 26. Ne4 R8d5
27. N2c3 Rxd1 28. Rxd1 Rxd1 29. Kxd1 Bxf4 30. h3 Kc7 31. Nc5 Kb6 32. N5e4 f5
33. Nf6 Kc6 34. Ke2 Kd6 35. Kf3 Be5 36. Nh5 Kc5 37. Ke3 b4 38. Nd1 Bd4+ 39.
Kd2 e5 40. Ng7 f4 41. h5 e4 42. Ne6+ Kd5 43. Nxf4+ Ke5 44. Ne2 Bc5 45. Ne3 Kf6
46. Nxc4 Kg5 47. Ng3 Kf4 48. Ne2+ Kg5 49. Ne5 Ba7 50. Nd7 e3+ 51. Kd3 Kxh5 52.
Ne5 Kh4 53. Ng4 Kxh3 54. Nf6 Bc5 55. Ne4 Bb6 56. Nf6 Kh4 57. Nd5 Bc5 58. Nxe3
h5 59. Nd5 Kg4 60. Nf6+ Kh4 61. Nf4 Be7 62. N6xh5 Kg4 63. Ng6 Bd8 64. Nhf4 Kf5
65. Kc4 Bf6 66. b3 Bc3 67. Nd5 Kxg6 68. Nxc3 bxc3 69. Kxc3 Kf5 70. Kb4 Ke6 71.
Ka5 Kd7 72. Kxa6 1-0


[Event "Match: MI Renato Terry VS MI Alejandro Moreno"]
[Site "Buho21.com"]
[Date "2012.06.15"]
[Round "6"]
[White "parisienBTP"]
[Black "TerryR"]
[Result "0-1"]
[PlyCount "68"]
[WhiteElo "2749"]
[WhiteTitle "MI"]
[BlackElo "2956"]
[BlackTitle "MI"]
[TimeControl "0+0"]

1. d4 g6 2. c4 Bg7 3. Nc3 d6 4. e4 Nc6 5. Be3 e5 6. d5 Nd4 7. Nge2 Nxe2 8.
Bxe2 Bh6 9. Qd2 Bxe3 10. Qxe3 f5 11. h4 Nf6 12. h5 f4 13. Qd2 g5 14. g3 h6 15.
a3 O-O 16. b3 Qe7 17. O-O-O a6 18. Rhg1 Kh8 19. g4 f3 20. Bxf3 Nxh5 21. gxh5
Rxf3 22. Rg3 Rf4 23. Qe3 Bd7 24. Ne2 Rh4 25. Rdg1 Rf8 26. f3 Rxh5 27. Kd2 Rh4
28. R3g2 Qf6 29. Rg3 b5 30. c5 c6 31. dxc6 Bxc6 32. Kc2 Rh2 33. cxd6 Qxd6 34.
Kb2 Rd8 0-1


[Event "Match: MI Renato Terry VS MI Alejandro Moreno"]
[Site "Buho21.com"]
[Date "2012.06.15"]
[Round "7"]
[White "TerryR"]
[Black "parisienBTP"]
[Result "0-1"]
[PlyCount "122"]
[WhiteElo "2956"]
[WhiteTitle "MI"]
[BlackElo "2749"]
[BlackTitle "MI"]
[TimeControl "0+0"]

1. d4 Nf6 2. Nf3 e6 3. c4 c5 4. g3 cxd4 5. Nxd4 Nc6 6. Bg2 Be7 7. O-O O-O 8.
Nc3 a6 9. b3 h6 10. Bb2 Qc7 11. Rc1 b6 12. Nd5 exd5 13. cxd5 Bb7 14. Nf5 Bd8
15. dxc6 dxc6 16. Qd6 Rc8 17. Rfd1 Ba8 18. Bxf6 Bxf6 19. Nxh6+ Kh7 20. Ng4
Qxd6 21. Rxd6 Be7 22. Rd7 Ba3 23. Rcd1 c5 24. Bxa8 Rxa8 25. e3 b5 26. Ne5 Kg8
27. Nc6 Rfe8 28. R1d5 Re6 29. Ne7+ Kf8 30. Rh5 Rh6 31. Rxh6 gxh6 32. Nf5 Rc8
33. Nd6 Rc6 34. Nxf7 c4 35. bxc4 bxc4 36. Ne5 c3 37. Rd8+ Kg7 38. Nxc6 c2 39.
Nd4 c1=Q+ 40. Kg2 Qa1 41. Ra8 Bb2 42. Ne6+ Kf6 43. Rxa6 Ke7 44. Nf4 Bg7 45.
Ra7+ Kd6 46. Ra6+ Kc7 47. Rg6 Kd7 48. a4 Bf8 49. Rg8 Be7 50. Rg6 Qxa4 51. Rxh6
Qe4+ 52. Kg1 Bb4 53. Rb6 Be1 54. Rb2 Qf3 55. Re2 Bc3 56. Rc2 Be5 57. Rd2+ Ke8
58. Nd3 Bd6 59. Ne1 Qc6 60. Kf1 Bb4 61. Rc2 Qh1+ 0-1


[Event "Match: MI Renato Terry VS MI Alejandro Moreno"]
[Site "Buho21.com"]
[Date "2012.06.15"]
[Round "8"]
[White "parisienBTP"]
[Black "TerryR"]
[Result "0-1"]
[PlyCount "114"]
[WhiteElo "2749"]
[WhiteTitle "MI"]
[BlackElo "2956"]
[BlackTitle "MI"]
[TimeControl "0+0"]

1. d4 g6 2. Nf3 Bg7 3. Bf4 d6 4. e3 Nc6 5. h3 e5 6. Bh2 exd4 7. exd4 Nge7 8.
c3 O-O 9. Bd3 Bf5 10. O-O Bxd3 11. Qxd3 Nd5 12. Nbd2 Re8 13. Rfe1 Qd7 14. g4
Rxe1+ 15. Rxe1 Re8 16. Re2 Rxe2 17. Qxe2 Qe6 18. Qxe6 fxe6 19. Kf1 Bh6 20. Ke2
Bxd2 21. Nxd2 Kf7 22. f4 h5 23. Kf3 hxg4+ 24. hxg4 b5 25. Ne4 Na5 26. b3 Nc6
27. Bg1 b4 28. c4 Nc3 29. Nxc3 bxc3 30. Ke3 Nb4 31. a3 c2 32. Kd2 Nd3 33. Kxc2
Nxf4 34. Bh2 Nh3 35. Bg3 Ng5 36. Kd3 Ke8 37. b4 Kd7 38. a4 d5 39. b5 Ne4 40.
Be1 Nd6 41. c5 Nc4 42. c6+ Kc8 43. Kc3 Ne3 44. g5 Nc4 45. Kb3 Kb8 46. Bb4 a6
47. Bc5 axb5 48. axb5 Nd2+ 49. Kc2 Nf3 50. Kd3 Nxg5 51. Ke3 Ne4 52. Kf4 Nxc5
53. dxc5 d4 54. Ke4 e5 55. b6 g5 56. Kxe5 d3 57. Ke6 d2 0-1 

 

sábado, 16 de junho de 2012

XADREZ NA INTERNET


Boa tarde caros leitores!falaremos sobre xadrez na internet,onde há sempre os benefícios e malefícios em relação de se jogar xadrez via internet,onde a polemica inicia-se quando se vence um torneio ou algum maestro em partida,seja ela blitz ou standard (pensado), pois logo se vem chicoteadas sobre que fulano esta sendo auxiliado por programas de xadrez...contudo isto é mais pela parte dos maus perdedores que sempre arrumam uma desculpa para seus fracassos,já os benefícios são o intercambio de enfrentar enxadristas de diversas partes do mundo e conhecer os diversos estilos dos enxadristas,pois como dizem o xadrez é mais forte na Europa...ou o xadrez na America do sul é débil...?!coisas dessa natureza.Isso serve para aumentar o ponto positivo dos jovens enxadristas em buscar alternativas para desenvolver seu potencial de jogo em relação aos seus virtuais adversários...em nossa sociedade sempre haverá pessoas boas e má,onde levando-se isso ao jogo de xadrez via internet alguns elevarão seu nível de jogo graças ao seu estudo e pratica(independente se é virtualmente ou em torneios ao vivo)e também os trampero (como dizem os hermanos)que usam ilegalmente auxilio de programas de xadrez.Mas pergunto a esses enxadristas que enganam seus adversários e a si mesmo,pois nos clubes virtuais estão nas alturas com ELO que transpõe 2400 pontos,enquanto que na realidade em torneios reais não passam dos 2000.Isso mostra ao jovem enxadrista que ele deve ser perseverante nos seus estudos com o objetivo de alcançar seus ideais no esporte xadrez,enquanto aos enxadristas que usam esta trapaça...digo-lhes que abandonem essa ideia e estudem para realmente ter exito nas competições que participa.Hoje em dia as partidas jogadas pela internet servem como base de estudos para os Mestres que fazem um verdadeiro garimpo para utilizar aquelas partidas que trazem novidades nos amplos campos do jogo de xadrez!Deixo aos leitores uma destas partidas bem jogadas no site Buho21 apesar de ter sido uma partida rápida teve seus momentos de brilho e também de falhas de ambos,contudo isso é xadrez!...espero que apreciem as táticas.

[Event "Clube Buho21"]
[Site "Buho21.com"]
[Date "2012.06.16"]
[Round "?"]
[White "D4P4z"]
[Black "trompudo5"]
[Result "1-0"]
[PlyCount "127"]
[WhiteElo "2167"]
[BlackElo "2114"]
[TimeControl "180+0"]

1. d4 c5 2. dxc5 Na6 3. Nf3 Nxc5 4. g3 d6 5. Bg2 g6 6. O-O Bg7 7. c3 Nf6 8.Be3 O-O 9. h3 Be6 10. Qc1 Nd5 11. Bh6 a5 12. Bxg7 Kxg7 13. Ng5 Nb6 14. b4 axb4 15. cxb4 Na6 16. Qb2+ Kg8 17. Nxe6 fxe6 18. Nd2 Nd5 19. a3 Nac7 20. Ne4 Ne8 21. Ng5 Ng7 22. Qxg7+ Kxg7 23. Nxe6+ Kf6 24. Nxd8 Rfxd8 25. Bxd5 Ra7 26. Rfc1 e6 27. Bg2 d5 28. a4 e5 29. a5 Rd6 30. Rc7 Rda6 31. Bxd5 b6 32. Rxa7 Rxa7 33.
axb6 Rxa1+ 34. Kg2 Rb1 35. b7 Rxb4 36. Kf3 h5 37. h4 Kf5 38. e4+ Kf6 39. Ke3 Ke7 40. f4 Kd6 41. Bf7 Rxb7 42. Bxg6 Rb3+ 43. Kf2 exf4 44. gxf4 Kc5 45. Bxh5 Kd4 46. Bf3 Rb2+ 47. Kg3 Ke3 48. h5 Rb8 49. e5 Rh8 50. f5 Rg8+ 51. Bg4 Ke4 52.e6 Ke5 53. Kh4 Kf6 54. h6 Rb8 55. Kh5 Rb2 56. Kh4 Rh2+ 57. Bh3 Rh1 58. h7 Kg7 59. e7 Re1 60. f6+ Kxh7 61. f7 Rxe7 62. f8=Q Rg7 63. Bf5+ Kh6 64. Qf6+

1-0


fonte:www.buho21.com

quinta-feira, 14 de junho de 2012

REGRAS DO JOGO DE XADREZ



A pedidos de alguns amigos falaremos sobre as regras do jogo de xadrez, pois muitas pessoas sabem jogar xadrez ,mas desconhecem suas regras em termos gerais,onde limitam-se a jogar avulsa mente sem ao menos saberem que uma posição repetida por três vezes a partida é empate automático.

Regras do Xadrez 

As regras do xadrez  são um conjunto de regras que gerem a prática do Jogo de Xadrez em todo o mundo.  Atualmente, a Fédération Internationale des Échecs (FIDE), também conhecida com Organização Mundial do Xadrez, define as regras padrão, com pequenas modificações feitas por algumas organizações nacionais para seus próprios objetivos. Existem variações das regras para o xadrez rápido, xadrez postal, xadrez online e variantes do xadrez. As regras vigentes são ditadas pelo texto aprovado no 77º Congresso da FIDE realizado em Dresden (Alemanha) em novembro de 2008, tendo entrado em vigor a partir de 1º de julho de 2009.
O Xadrez é um jogo para duas pessoas em um tabuleiro de xadrez, com 32 peças (16 para cada jogador) de seis tipos. Cada peça move-se de forma distinta. O objetivo do jogo é dar o xeque-mate, isto é, ameaçar o Rei do oponente com a captura inevitável. Os jogos não terminam necessariamente com o xeque-mate – os jogadores com certa frequência desistem se acreditam que irão perder. Além disso, existem várias formas de um jogo terminar em um empate.
Além do movimento básico das peças, as regras também governam o equipamento usado, o controle de tempo, a conduta e ética dos jogadores, acomodações para jogadores com necessidades especiais, o registro dos lances usando notação de xadrez, bem como procedimentos para lidar com irregularidades que porventura ocorram durante uma partida.

Objetivo do xadrez

O objetivo do jogo é dar xeque-mate ao Rei adversário, ou seja, colocando-o sob ameaça de captura (xeque), sem que ele tenha como escapar. Para isto, cada jogador conta com 16 peças, sendo:
  • 1 Rei
  • 1 Dama
  • 2 Bispos
  • 2 Cavalos
  • 2 Torres
  • 8 Peões
Regras do Xadrez
Posição inicial de peças e peões no tabuleiro doXadrez Internacional ou Ocidental.
Os movimentos são alternados, sendo que, por convenção, o enxadrista que detém as peças brancas faz o primeiro lance. Não se pode "passar a vez" ou deixar de jogar.
O objetivo secundário do jogo é proteger o próprio Rei, evitando que fique em xeque. É proibido no jogo colocar o próprio Rei em xeque, ou, quando em xeque, fazer outra jogada que não tenha por objetivo tirá-lo de xeque.
Movimento e captura das peças
Estudemos detidamente o movimento de cada uma dos 6 tipos de peças que compõem o jogo de xadrez:
  • Torre;
  • Bispo;
  • Rainha ou Dama;
  • Rei;
  • Peão;
  • Cavalo.
Há também movimentos "extraordinários":
  • Roque;
  • Tomada "en passant".
Todas as peças (com exceção do Cavalo), independente de quantas casas andem, têm seu raio de ação limitado pelas outras peças, amigas ou inimigas. Caso uma peça amiga esteja em seu caminho, ela não poderá parar na casa desta peça amiga, ou em qualquer outra casa que, para chegar nela, deve passar pela casa ocupada. No caso de uma peça inimiga, ainda não é permitido chegar em uma casa passando pela casa ocupada, porém, é possível capturar a peça adversária, removendo-a de jogo e posicionando a peça captora na casa que a peça inimiga ocupava.

Torre

A torre se movimenta nas direções ortogonais, isto é, pelas linhas (horizontais) e colunas (verticais), não podendo se mover pelas diagonais. Ela pode mover quantas casas desejar pelas colunas e linhas, porém, apenas em um sentido em cada jogada.

Bispo

O bispo se movimenta nas direções diagonais, não podendo se mover pelas ortogonais. Ela pode mover quantas casas desejar pelas diagonais, porém, apenas em um sentido em cada jogada.

Dama (Rainha)

A Dama (Rainha) pode movimentar-se quantas casas queira, na diagonal, na vertical ou na horizontal, porém, apenas em um sentido em cada jogada.

Rei

Pode mover-se em todas as direções, mas limitado a uma só casa. O Rei pode fazer roque com a torre desde que:
- nenhuma das duas peças tenha sido movimentada;
- não haja nenhuma peça entre o rei e a torre, e
- nenhuma das casas pelas quais o rei irá passar ou ficar esteja sob ataque.
Somente assim podendo ser feito o roque.
O rei também pode capturar qualquer peça adversária, com exceção do rei adversário. Um rei deverá manter distância de duas casas do outro rei, se não será considerado um lance irregular.

Peão

O peão é a única peça do xadrez que nunca retrocede. Portanto, quando se encontra na segunda fila [a2-h2 das brancas, a7-h7 das pretas] sempre estará para fazer o seu primeiro movimento. Nesse caso ele pode "escolher" entre "andar" uma ou duas casas na mesma coluna. Passou da segunda fila, não mais pode se deslocar duas casas, mesmo que não o tenha feito antes. No entanto, quando vai capturar uma peça, seu movimento é diferente: ele desloca-se na diagonal, andando apenas uma casa, sempre para frente. O peão não pode capturar para trás, e não captura peças que obstruam o seu caminho. Assim, qualquer peça (inclusive um outro peão), pode parar a marcha de um peão.
Uma vez que um peão não anda para trás, caso ele alcance a última fileira do tabuleiro (fileira 8 para as brancas ou 1 para as pretas) o jogador deve promover seu peão, transformando-o em uma rainha ou sub-promover seu peão na proxima jogada transformando-o numa torre, num cavalo ou num bispo. O peão pode se transformar em qualquer das quatro peças, mesmo que haja outras em jogo. É possível, então, possuir duas ou mais damas, três ou mais torres, ou situações semelhantes.

Cavalo

O movimento do cavalo corresponde ao movimento em "círculo". Círculo este que corresponde ao movimento octogonal permitido pelo quadriculado do tabuleiro. Ele pode andar em "forma de L", ou seja, anda duas casas em linha reta e depois uma casa para o lado. Ao colocar uma peça em cada posição disponível do movimento do Cavalo, você verá que elas formam um círculo no tabuleiro. O Cavalo goza de uma liberdade especial em seu movimento, podendo pular qualquer peça, inclusive as do adversário. Captura as peças adversárias que estejam em sua casa de chegada, mas não pode ir para uma casa ocupada por uma peça amiga.

Movimentos extraordinários

 

Roque

Este é um lance do rei com qualquer das torres de mesma cor situada na mesma fileira e é considerado como um lance de rei apenas.O roque coloca o Rei em segurança e permite jogo à torre companheira. O roque tem suas variantes: o roque longo, também chamada de roque do lado da dama e o roque curto, também chamada de roque do lado do rei. Para se executar ambos move-se o rei duas casas para qualquer lado na horizontal e move-se a torre para a casa imediatamente anterior.
Ao se realizar um roque deve-se observar certas condições que devem ser seguidas para que o movimento seja válido.São elas:
  • Nem rei nem a torre usada no roque podem ter sido mexidos alguma vez antes no jogo.
  • O rei não pode estar em xeque antes do roque ser feito e nem pode ficar em xeque após a realização do mesmo.
  • Nenhuma casa que o rei irá passar para realizar o roque pode estar ameaçada por uma peça adversária.
  • O caminho da torre e do rei devem estar totalmente desobstruídos, seja por peças amigas ou adversárias.
Obs.: como o Roque é um lance do Rei, o mesmo deve ser movido primeiro. Caso o jogador tocar primeiro na torre, deverá fazer um movimento com a mesma, não podendo mais fazer o roque nesse lance e nem mais com essa torre (pois a mesma já terá sido mexida).

Tomada "en passant"

A captura en passant ou na passagem é uma captura especial de peões no jogo de xadrez. O peão pode andar duas casas na primeira vez que se move. Entretanto, os peões adversários podem capturar o peão que anda duas casas como se este tivesse andado apenas uma casa, caracterizando uma captura en passant. Neste caso, a captura deve ser feita imediatamente após o emparelhamento dos peões não podendo ser feita depois. Como todas as outras capturas, a tomada "en passant" é facultativa.

Tirando o Rei de Xeque

Para retirar o Rei de xeque, o jogador deve tentar os três passos abaixo:
  • Movimentar o Rei para uma casa em que ele não esteja em xeque;
  • Colocar uma peça entre o Rei e a peça que está dando o xeque, ou;
  • Capturar a peça que está dando xeque ao Rei.
Quando não há possibilidade de se fazer nenhum desses três passos, caracterizando xeque-mate, a partida acaba.

Vitória

Existem dois modos de vitória durante uma partida de Xadrez:
  • Adversário desistir ou abandonar o jogo.
  • xeque-mate no rei adversário
Embora seja costume de muitos jogadores antigos, o aviso do xeque, diferente de como alguns pensam, não é de forma alguma obrigatória, sendo, em algumas partidas blitz (relâmpago) de campeonato, desaconselhado.

Empate

Uma partida é considerada empatada, quando:
  • O jogador ativo não puder realizar nenhuma jogada legal. Esse empate é conhecido como pat, pelos franceses, ahogado, em espanhol, ou simplesmente, empate por afogamento, rei afogado.
  • Um dos jogadores propuser e o outro aceitar o empate.
    • Em campeonatos, a regra é um pouco mais restrita: um jogador deve propor enquanto seu tempo estiver correndoo empate, e acionar o relógio. O outro jogador deve anunciar que aceita o empate, recusar, ou simplesmente fazer a sua jogada, sinal que recusou o pedido, e não poderá mais tarde (se a situação do tabuleiro mudar) "aceitar" o empate. Após essa recusa, apenas o jogador que recusou o empate pode fazer outra proposta, para evitar que um jogador fique constantemente pedindo empate, incomodando o adversário.
    • Esse modo de propor o empate é o correto, e não o visto no filme Lances Inocentes, onde o protagonista estende a mão declarando empate, aguardando o seu oponente apertá-la como sinal de que aceita.
  • Nenhum dos jogadores contar com material suficiente para dar xeque-mate no adversário. É considerado material insuficiente o rei e um bispo, o rei e um cavalo ou o rei e dois cavalos contra um rei sozinho. Isso não significa, portanto, que não é possível dar um mate apenas com um cavalo. Mas só é possível se houver outras peças inimigas impedindo o caminho do rei inimigo. O mate com dois cavalos e rei contra rei só ocorre se o oponente errar ao fugir com o rei, portanto dois cavalos são considerados como material insuficiente para dar mate.
    • Por causa da promoção, um peão sempre é considerado "material" suficiente para mate, embora ele como peão não possa sozinho (ou com ajuda do rei) dar xeque mate.
  • Ocorrer um xeque-perpétuo, em que um jogador pode ficar permanentemente colocando o rei do outro em xeque, não importa o que o outro faça, sem que o jogador manifeste intenção de jogar diferentemente.
  • São efetuados 50 lances sem captura de peças e sem movimento de peões.
  • Uma dada posição ocorrer três vezes durante uma partida. Note que se um simples peão for avançado uma casa, a posição já não é mais a mesma e a contagem recomeça.

Lances irregulares

  • Mover uma peça de forma que não siga os movimentos válidos para a mesma. Por exemplo, um bispo só pode mover-se na diagonal. Se o bispo for movido na vertical, será um lance irregular, devendo o mesmo retornar ao seu lugar e o jogador fazer uma jogada legal com o bispo, caso houver essa possibilidade, senão poderá mover outra peça.
  • O rei estando em xeque, o jogador faz um movimento cujo resultado ainda mantenha em xeque o rei. Nesse caso, o lance deverá voltar e o jogador deverá movimentar a mesma peça para uma posição que tire o rei do xeque, caso possível, senão poderá fazer qualquer outro lance que tire o rei do xeque.
  • Fazer um lance que coloque o seu rei em xeque. Novamente o lance deverá ser desfeito e deverá ser feito outro lance com a mesma peça, desde que haja algum lance válido para a mesma.